Translate, traduzir

Templos (parte VIII)

Continuação do post anterior.

 

Livres dos Fardos Religiosos.

 

Já vimos anteriormente que Salomão construiu o magnífico templo de Jerusalém, mas ele foi saqueado e destruído pelo rei Nabucodonosor da Babilônia. Zorobabel o reconstruiu. Mas ele foi mais uma vez saqueado e profanado por Antíoco Epífanes da Síria e depois pelo general Pompeu do Império Romano. O rei Herodes o reconstruiu com muito esplendor. Mas o Império Romano, alguns anos depois, jogou tudo por terra e não deixou pedra sobre pedra. Mas nada disso importa, pois o verdadeiro templo de Deus somos nós, na nossa alma, que não poderá ser destruída por nenhum império deste mundo. O reino invencível de Deus está dentro de nós, e ninguém poderá derrubá-lo.

 

Várias pessoas estavam em Jerusalém, no pátio do templo reconstruído por Herodes. “Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse: ‘Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.’” (Lucas 21.5-6, NTLH.) [1] “Jesus saiu do pátio do Templo, e, quando já estava indo embora, os seus discípulos chegaram perto dele e chamaram a sua atenção para os edifícios do Templo. Então ele disse: ‘Vocês estão vendo tudo isso? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!’” (Mateus 24.1-2, NTLH. Confira Marcos 13.1-2.) [2]

 

 

clip_image002

Descrição: Não ficará pedra sobre pedra. Data: 1984. Autor: Jim Padgett. Fonte. Licença CC BY-SA.

 

No ano 79, a profecia de Jesus se cumpriu, e o templo foi destruído pelo imperador romano Tito Flávio Vespasiano. [3], [4], [5] O povo de Israel e os cristãos foram espalhados pelo mundo. [6] Dessa vez, aqueles que eram cristãos de verdade não choraram. Eles não estavam mais confinados dentro de quatro paredes. Agora eram uma igreja itinerante, livre; uma nação espiritual, não um reino material. Eles não penduraram suas harpas nos salgueiros. Não “penduraram as chuteiras”. Não perderam o ritmo.

 

 

clip_image004

Descrição: Destruição do templo de Jerusalém. Data: 06/08/2009. Autor: Phillip Medhurst. Fonte. Licença Arte Livre.

 

 

Os primeiros cristãos não se preocuparam com construções religiosas chamadas de igreja. Eles eram a igreja. A palavra igreja foi usada no Novo Testamento para indicar os grupos de discípulos de Jesus. Podemos dizer que o coletivo de discípulos de Cristo é igreja. Sendo assim, dois ou mais discípulos = igreja, não importa quantos, onde e quando. Em nenhum lugar, das mais de setenta vezes em que aparece no Novo Testamento, essa palavra tem o significado de igreja como uma instituição ou templo. O termo igreja vem da palavra grega enkklesía e do latim ecclesia e significa, simplesmente, do ponto de vista cristão, um grupo de seguidores dos ensinos de Jesus. Não tem nada a ver com templos. [7], [8].

 

 

IGREJA

NÃO É

 

clip_image006

 

É

 

clip_image008

 

Descrição: Igreja é qualquer quantidade de pessoas em qualquer lugar. Data: abril/2013. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA.

 

No passado, segundo a lei de Moisés, os sacerdotes entravam todos os dias no Lugar Santo para cumprirem os seus deveres religiosos. E o sumo sacerdote entrava apenas uma vez no ano no Santo dos Santos para oferecer sangue de animais, em favor de si mesmo e também pelos pecados do povo. (Hebreus 9.6-10.) [9] “Mas Cristo veio como o Grande Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. A Tenda em que ele serve é melhor e mais perfeita e não foi construída por seres humanos, isto é, não é deste mundo.” (Hebreus 9:11, NTLH.) [10] “Cristo não entrou num Lugar Santo feito por seres humanos, que é a cópia do verdadeiro Lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor.” (Hebreus 9:24, NTLH.) [11] Por isso, para nós, templos terrenos estão muito aquém do verdadeiro evangelho.

 

O sumo sacerdote do Antigo Testamento...

è

...entrava no Santo dos Santos todos os anos.

Então as pessoas dependiam do templo.

Jesus, o sumo sacerdote do Novo Testamento...

è

...entrou no céu uma vez para sempre.

Assim, não dependemos mais de templos.

Descrição: O sumo sacerdote do AT X Jesus, o sumo sacerdote do NT.  Data: abril/2013. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA.

 

Durante a morte de Jesus, o véu que separava os dois compartimentos se rasgou em dois, de alto a baixo. (Mateus 27:51; Marcos 15:38; Lucas 23:45.) [12] Isso quer dizer que não estamos separados de Deus. Ele não está inacessível, confinado num santo dos santos de um edifício. Está em toda parte, ao alcance de todos. Não está ali e acolá, num lugar determinado. Está dentro de nós, por meio do seu Espírito. Por isso, podemos dizer que o nosso corpo é o templo de Deus. Jesus disse para os seus discípulos: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14:23, RC.) [13] Paulo esclareceu isso para os coríntios dizendo: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16, RC.) [14] “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19, RC.) [15] E disse para os efésios: “Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.” (Efésios 2.20-22, NTLH.) [16] E Pedro falou: “Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.” (1 Pedro 2.5, NTLH.) [17]

 

 

Onde encontrar Deus? É preciso procurá-lo nos templos? Onde ele está? Onde ele habita?

Dentro do seu interior, na sua alma, onde ninguém pode tocar; onde ninguém pode entrar. Ele está onde você está. E todo o Universo é o templo natural de Deus.

clip_image010

 

Descrição: Deus está dentro de nós. Data: abril/2013. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA.

 

Mas o nosso corpo não é indestrutível. Ele será destruído. Mas não importa. Na verdade, a alma esta no corpo, e o Espírito de Deus está em nossa alma. Portanto, como disse Jesus, não precisamos temer quem pode matar o nosso corpo, mas não pode matar a nossa alma. (Mateus 10:28, Lucas 12.4.) [18] E Paulo reforça: “De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre.” (2 Coríntios 5:1, NTLH.) [19] Jesus falou para alguns judeus que estavam no pátio do templo de Jerusalém: “’Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!’ Eles disseram: ‘A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?’ Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo.” (João 2.1-21, NTLH.) [20]

 

Infelizmente, a cristandade não permaneceu nessa liberdade. A igreja passou por um grande processo de judaização, deixando o verdadeiro evangelho libertador de lado, e voltando para as práticas judaicas. Templos chamados de igreja surgiram e se espalharam por todo o mundo. E eles são tratados como casas do Senhor. São considerados como locais sagrados indispensáveis. E as pessoas, muitas vezes, quando saem dos templos, deixam de ser santuários vivos.

 

Continuaremos no próximo post.

 

Autor: Maralvestos Tovesmar. Este texto (não o site inteiro) está disponível nos termos da licença CC BY-NC-ND. Pode ser copiado e distribuído, informando o autor e o link seguinte, mas não pode ser modificado e nem comercializado. Data: 2013. Veja outras mensagens em http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br