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Conselho de anciões (presbíteros, bispos, pastores) Parte I

Livres dos Fardos Religiosos

 

Ancião, presbítero, bispo, padre, pastor... Quem é que manda na igreja local? Quais os significados dessas palavras?  É um cargo importante digno de alto salário? Tenho que viver debaixo da autoridade de algum líder religioso? Como e quando surgiram esses títulos?

 

O que vai ser mostrado jogará por terra a idéia de uma autoridade eclesiástica atuando como cabeça de uma igreja local. Muitos vão ficar aborrecidos, mas não posso deixar de dizer a verdade apenas para agradar a alguns.

 

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Descrição: Abraão. Data: 1984. Autor: Jim Padgett. Fonte. Licença CC BY-SA.

 

Para entendermos como tudo aconteceu, precisamos voltar no tempo e ver que, desde os tempos remotos, os homens mais velhos, também chamados de anciãos, das tribos primitivas, considerados mais sábios e mais experientes, formavam um conselho, um grupo, que representavam o povo e tomavam certas decisões importantes. Era tradição ouvir a opinião, os conselhos e as decisões desse grupo de idosos na hora de resolver certas questões mais complicadas. [1].

 

·       Na Babilônia, no século XVIII a.C., o código de Hamurabi, nos artigo 3 e 4, sobre julgamento de crimes, os anciãos foram citados . [2].

·       Em Esparta, uma cidade-estado da antiga Grécia, no século VIII a. C., foi criada a Gerúsia, um conselho de 28 anciãos com mais de 60 anos e mais dois reis. [3].

·       Em Roma, ainda no século VIII a.C., surgiu o Senado Romano, que era uma assembléia de 100 anciãos, aumentando com o tempo, até alcançar o número de 300 membros.

·       A Bíblia fala de anciãos da terra do Egito, dos midianitas, dos moabitas, dos gibeonitas, de Sucote, de Gebal. (Gênesis 50:7; Números 22:4; Números 22:7; Josué 9:11; Juízes 8:14; Ezequiel 27:9.) [4]. 

·       Em muitos lugares, na Bíblia, encontramos também os anciãos de Israel. (Deuteronômio 21:20; 22:15; 22:16; 22:17; 22:18; 25:7; 25:8; 25:9; 27:1; 29:10; 31:9; 31:28; 32:7, etc.) [5], [6], [7], [8], [9], [10]. No tempo de Moisés, foi formado um conselho de 70 anciões. (Números 11.) [11]. Mais tarde, não se sabe exatamente quando, entre os hebreus, foi criado o grande Sinédrio em Jerusalém, que era um tribunal religioso composto de setenta e uma pessoas, incluindo sacerdotes, escribas e anciãos.  Nas demais cidades, foram criados sinédrios menores com 23 juízes. Reunidos, eles julgavam diversas questões criminais, religiosas e administrativas. [12], [13].

 

Basicamente, o conselho procurava dar opiniões com bom senso, procurando aconselhar, exortar e julgar as pessoas. Por exemplo: os problemas conjugais mais sérios e a questão do levirato eram resolvidos pelo conselho de anciãos. (Deuteronômio 22.13-21; Deuteronômio 25.5-10.) [14]. Foram eles, com os principais sacerdotes, que deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo. (Mateus 26:3-4; 27.1.) [15]. Lendo a Bíblia, você encontrará muitos outros casos sendo tratados por eles.

 

Essa tradição percorreu os anos, fazendo surgir, em vários países, uma assembléia de pessoas para debater os principais assuntos. Essa assembléia ficou conhecida como senado. Curiosamente, a palavra senador, originada da palavra latina senator, significa velho, idoso, ancião. E a palavra senado, do latim senatus, significa assembléia de anciões. Da mesma raiz, temos as palavras senhor, sênior, dentre outras. [16], [17], [18], [19].

 

No início da igreja, percebemos que os apóstolos quiseram manter essa tradição. Então eles resolveram eleger, em cada igreja local, um conselho de anciões, também chamados de presbíteros. “E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” (Atos 14:23, RC.) [20]. Paulo, escrevendo para o seu cooperador Tito, disse: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei.” (Tito 1.5, RC.) [21]. Por isso, em toda parte, havia presbíteros, como na região da Judéia, por exemplo. (Atos 11.29-30.) [22]. Esse conselho de idosos recebeu o nome de presbitério. (1 Timóteo 4:14.) [23].

 

A palavra presbítero, do grego presbyteros, significa mais velho, sendo, portanto, sinônimo de ancião.  Algum tempo depois, eles passaram a ser chamados de bispos, do grego apískopos, significando supervisores, superintendentes. [24], [25]. Alegoricamente, eles também foram tratados como pastores. Jesus disse para Pedro apascentar as suas ovelhas. Na verdade, ele estava dizendo para Pedro cuidar da igreja. (João 21:15-17.) [26]. Esse mesmo Pedro, chamando a si mesmo de presbítero e falando com os presbíteros da Ásia Menor, disse para eles apascentarem o rebanho que havia entre eles, se referindo à igreja. (1 Pedro 5:1-2.) [27]. Paulo, falando com os presbíteros (anciãos) de Éfeso disse: "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.” (Atos 20.28-29.) [28]. O escritor da carta aos Hebreus também se refere a eles como pastores ou guias. (Hebreus 13.7 e 17.) [29].

 

No princípio, não havia nenhuma distinção entre as palavras presbítero, ancião e bispo. Não havia nenhuma hierarquia colocando o bispo acima do presbítero. Essas três palavras indicavam a mesma pessoa, ou seja: o membro do conselho de anciãos. [30]. O termo pastor também se referia a mesma pessoa.

 

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Jesus Cristo como cabeça único e todos os cristãos, cada um com o seu dom, incluindo os anciãos, juntos, servindo uns aos outros. Os anciãos, por causa da maturidade adquirida com o tempo, serve como um pastor que cuida das ovelhas.

Descrição: A igreja no modelo dos apóstolos. Data: março/2013. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA.

 

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Um pastor ou padre como cabeça da igreja local, tentando ocupar o lugar de Cristo, acima dos outros, impondo preceitos, dogmas e rituais.

Descrição: A igreja institucionalizada. Data: março/2013. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA.

 

A igreja primitiva não era como hoje, onde uma congregação tem apenas um líder (pastor ou padre) de qualquer idade, ocupando uma posição separada e privilegiada, dando uma de chefe do povo cristão. Numa única e pequena igreja local, além do viver uns pelos outros, havia vários (isso mesmo!) havia vários presbíteros que supervisionavam os cristãos ali mesmo, no meio deles, sem nenhum destaque especial, procurando ajudá-los nas questões mais difíceis. Não havia um pastor em cada igreja local, mas um conselho, uma comissão, um grupo de anciões com certas qualidades. Veja, nas citações abaixo, as palavras no plural, que provam que havia vários pastores em cada igreja local, formando um conselho, como nas tradições antigas. Os grifos das citações bíblicas são meus.

 

·        “Em cada igreja os apóstolos escolhiam presbíteros. Eles oravam, jejuavam e entregavam os presbíteros à proteção do Senhor, em quem estes haviam crido.” (Atos 14:23, NTLH.) [31]·.

 

·        Em Mileto, um porto do mar Egeu, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso e deu alguns conselhos para eles. “De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.”  (Atos 20:17-35. Trecho destacado da Bíblia na versão RA.) [32].

 

·        Paulo foi até a casa de Tiago para se encontrar-se com ele. Lá estavam os presbíteros da igreja de Jerusalém. (Atos 21.17-18.) [33].

 

·        Quando ele escreveu à igreja de Filipos, citou bispos e diáconos que viviam lá. (Filipenses 1.1.) [34].

 

·        Disse para os tessalonicenses: “E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam.” (I Tessalonicenses 5.12, RC.) [35].

 

·        Paulo escrevendo a Tito diz: “Eu o deixei na ilha de Creta para que você pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbíteros das igrejas.” (Tito 1:5, NTLH.) [36].

 

·        O escritor da carta aos Hebreus diz: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13:7, RC.) “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13:17, RC.) [37].

 

·        Tiago disse: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.” (Tiago 5:14, RA.) [38].

 

·        E Pedro argumentou: “Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. (1 Pedro 5:1, NTLH) [39].

 

 

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Descrição: Cena do concílio de Jerusalém. Data: 1984. Autor: Jim Padgett. Fonte. Licença CC BY-SA.

Como podemos ver, o pastor único comandando uma igreja não é bíblico. Eles eram muitos porque não eram chefes ou cabeças. Eram apenas um conselho, uma comissão de idosos experientes. A pluralidade de pastores numa única igreja evitava a corrupção, barrava o espírito de grandeza, o autoritarismo e a dominação, coisas muito comuns em diversas igrejas comandadas por uma só pessoa.

 

Os apóstolos acharam que as questões difíceis da igreja deveriam ser decididas por eles, juntamente com os anciões. Assim como os sacerdotes, escribas e anciões de Israel se reuniam para julgar as questões do judaísmo, os apóstolos e os anciões da igreja se reuniam para tomarem certas decisões difíceis do cristianismo. Eles atuavam como uma espécie de juízes da igreja. Em Atos 15, vemos os apóstolos se reunindo com os anciões, também chamados de presbíteros, para resolverem se os cristãos deviam ou não seguir certos preceitos da lei de Moisés como a circuncisão, que estava sendo exigida por alguns. [40]. Na assembléia em que os apóstolos se reuniram com os anciões em Jerusalém, ficou decidido que as únicas coisas necessárias em relação à lei mosaica seria: abstenção das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição. (Atos 15.29.) [41]. Mas esse conselho em cada igreja local não era para dominá-la, mas um meio para buscar consenso entre as partes.

 

Continuaremos no próximo post.

 

Autor: Maralvestos Tovesmar. Este texto (não o site inteiro) está disponível nos termos da licença CC BY-NC-ND. Pode ser copiado e distribuído, informando o autor e o link seguinte, mas não pode ser modificado e nem comercializado. Data: 2013. Veja outras mensagens em http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br