Fenômenos extraordinários

 Livres dos Fardos Religiosos

 

Diz o livro dos Atos dos Apóstolos que o rei Herodes perseguiu alguns cristãos. Matou Tiago, irmão de João, e mandou prender Pedro numa cadeia, guardado por quatro grupos de quatro soldados.

 

 

clip_image002[7]

Descrição: São Pedro liberto da prisão por um anjo. Data: século XIX. Autor: Gustave Doré. Fonte e licença DP.

 

À noite, Pedro estava acorrentado, dormindo entre os soldados. As sentinelas, diante da porta, guardavam a prisão. Então apareceu um anjo, e uma luz resplandeceu naquele presídio. Ele tocou no lado de Pedro e disse para ele levantar. Nesse instante, as correntes caíram das suas mãos. Ai o anjo mandou que ele colocasse o cinto, calçasse as sandálias, colocasse a capa e saísse com ele.

 

“Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora. Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse:

 

—Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.” (Atos 12.1-11, NTLH.) [1].

 

Fenômenos extraordinários são fatos fora da normalidade e que não podem ser explicados pela ciência. São coisas fora do comum que não acontecem com todas as pessoas, como a libertação de Pedro. Pessoas de diversas religiões falam de coisas extraordinárias como: curas, visões, arrebatamentos, contatos com seres espirituais, profecias, xenoglossia, levitação, etc.


De acordo com a doutrina espírita, os espíritos dos mortos podem fazer contatos com as pessoas desse mundo. Por isso existem diversos tipos de fenômenos estranhos sem causas aparentes como, por exemplo: fantasmas, ruídos estranhos, levitação, etc. Algumas pessoas sabem que podem produzir fenômenos espíritas e fazem isso conscientemente. Para essas pessoas, não são coisas estranhas. Mas há também aqueles que não sabem que podem produzir fenômenos espíritas e provocam tais fenômenos inconscientemente. Por isso, declaram os defensores dessa crença, muitas pessoas vêem coisas estranhas sem saberem que elas mesmas estão ajudando a provocarem os fatos misteriosos. [2], [3], [4].

 

Segundo a parapsicologia (ciência que estuda os fenômenos extraordinários) há muitos fenômenos fora do comum e misteriosos. Há fenômenos puramente mentais, como: telepatia, precognição e clarividência, etc. Há também fenômenos de efeitos físicos, tais como telecinesia, tiptologia, levitação, xenoglossia, fotogênese, etc. Os parapsicólogos afirmam que todas as pessoas possuem faculdades paranormais. Porém, em muitas pessoas, essa faculdade está paralisada. Mas algumas pessoas conseguem desenvolvê-la muito bem. Outros, inclusive, já nascem com poderes paranormais desenvolvidos. [5], [6], [7], [8].

 

Os céticos negam essas coisas e dizem que tudo tem uma causa natural mal investigada. As pessoas, embaraçadas em suas crenças, alteradas emocionalmente, não conseguem observar as verdadeiras causas dos diversos fenômenos. [9], [10].

 

Para muitas pessoas, diversos fenômenos extraordinários, embora não sejam bem conhecidos, são reais. Deus nos deu várias capacidades que nem todos aprenderam a desenvolver. Uma cura sem tratamentos médicos, por exemplo, é possível porque ela foi programada pelo Criador. Por isso elas acontecem em vários lugares, independente da religião. Muitas coisas são possíveis, mas a incredulidade, o medo e outros empecilhos atrapalham esses fenômenos maravilhosos.

 

Falsos fenômenos extraordinários. Os parapsicólogos, os espíritas e outros religiosos ligados a esses assuntos admitem que muitos fenômenos dessa natureza podem ser falsificados, por isso realmente há muitos falsos fenômenos extraordinários pelo mundo afora. Há muitas pessoas que, com vontade de aparecerem, obterem lucros ou para conquistarem adeptos, inventam coisas extraordinárias falsas. [11], [12]. Jesus previu que haveria muitos falsos fazendo coisas extraordinárias. (Mateus 24.24.) [13].

 

Muitas pessoas se empolgam com qualquer coisa que julgam ser algo fora do comum e não investigam as verdadeiras causas. Quando uma pessoa acerta a previsão de um acontecimento, como uma crise econômica, por exemplo, isso não significa algo paranormal. Neste mundo globalizado, embalado pelo capitalismo, uma crise é algo que pode acontecer várias vezes. Muitas coisas semelhantes provavelmente poderão acontecer. Uma predição não é necessariamente uma adivinhação ou uma profecia.

 

Muitas coisas não passam de delírios, impressões, medos, êxtases, alucinações, sonhos, fantasias e ilusões. Também há muitas relatos, mitos, boatos e hipóteses que nada têm a ver com fenômenos extraordinários.

 

Alguns fenômenos são mal interpretados e acabam gerando comentários, crenças e doutrinas equivocadas. Por exemplo: algumas pessoas dizem que milagres realizados em algumas religiões são operados por demônios. Essa afirmação é preconceituosa e não pode ser provada. Muitas pessoas paranormais são duramente criticadas. Outras, porém, são endeusadas e idolatradas.

 

Apesar de haver muitas fraudes, muitos enganos e muitos boatos nesse sentido, não podemos negar que realmente há fenômenos extraordinários. No Universo, sempre haverá coisas misteriosas para descobrirmos. Deus é infinito, e as suas obras são espetaculares. Nossa mente é limitada, e não conseguimos entender tudo. Muitos fenômenos estranhos não podem ser provados pela ciência. São conhecimentos empíricos. Quem não teve tais experiências, não pode provar que é verdade ou mentira. A Bíblia e outros livros religiosos registram muitos casos com características extraordinárias. Alguns certamente foram falsos, de acordo com o pensamento dos mais cautelosos. Outros podem ter alguma explicação lógica ainda desconhecida. Mas o certo é que sempre haverá algo mais nesse Universo de coisas misteriosas e desconhecidas. Entre falsidades e mentiras, há realidades difíceis de serem explicadas. As maravilhas visíveis, conhecidas, invisíveis e desconhecidas, fora os equívocos, tudo forma um mundo maravilhoso, fazendo a gente acreditar que há um poder sobrenatural regendo todas as coisas. O explicável e o inexplicável, tudo glorifica o que está acima de tudo.

 

Não ignore o desconhecido, o sobrenatural, o espiritual, o misterioso, o prodigioso... Mas não mergulhe precipitadamente em qualquer crença. Use sua mente sensata para colher o que há de bom e libertar-se das crendices, que são verdadeiras prisões religiosas. Talvez seja esse o milagre que você está precisando receber.

 

Autor: Maralvestos Tovesmar. Este texto está disponível nos termos da licença CC BY-NC-ND. Pode ser copiado e distribuído, informando o autor e o link seguinte, mas não pode ser modificado e nem comercializado. Data: 2013. Veja outras mensagens em http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br