Mapa religioso do mundo

Continuação do post anterior.

Livres dos Fardos Religiosos

É difícil criar um mapa das religiões, que seja totalmente satisfatório. Mas, de modo geral, as principais religiões estão distribuídas mais ou menos conforme o mapa abaixo.

 

 

clip_image002[6] 

Catolicismo

Ortodoxismo

Protestantismo

Islã sunita

Islã xiita

Islã ibadita

Hinduísmo

Budismo theravada

Budismo mahayana

Religiões chinesas

Judaísmo

Xintoísmo

Imagem: mapa religioso do mundo. Data: janeiro/2013. Autor: Maralvestos. Derivada da obra de STyx. Licença domínio público.

 Como veremos em outras mensagens, todas as religiões do mundo têm muitas contradições doutrinárias entre elas. Mas todas as religiões sérias têm alguns pontos principais em comum.

·       Doutrinas. Todas possuem suas doutrinas.

·       Poder Supremo. Todas defendem a crença na existência de um Poder Supremo sobre todo o Universo.

·       Ações erradas. Todas se preocupam com as ações negativas do ser humano, que podem levá-lo ao fracasso.

·       Atitudes corretas. Todas defendem a prática de atitudes éticas e morais.

·       Alma imortal. Todas acreditam que o ser humano possui algo imortal além do corpo. Apesar dos diversos termos utilizados, todas entendem que a morte não é o fim de tudo.

·       Vida após a morte. Todas defendem outra vida além da morte de alguma forma.

·       Condenação. Todas entendem que todo mal praticado pode trazer consequências desagradáveis aqui e no além-túmulo.

·       Libertação. Todas procuram apontar soluções para que o ser humano possa se libertar do mau caminho. No entanto, geralmente há uma carga religiosa muita pesada. Mas Jesus apontou uma solução religiosa sem nenhum peso insuportável. As diversas igrejas mudaram a idéia original de Jesus. Influenciadas pelas diversas religiões históricas, deturparam o verdadeiro evangelho, fazendo dele algo difícil, complicado, cansativo...

Não estamos aqui para perseguir ou condenar qualquer grupo religioso. Apenas queremos mostrar que o evangelho original de Jesus é perfeito. Não existe nenhum fardo de rituais para ninguém carregar.

O catolicismo, o ortodoxismo e o protestantismo criaram um monte de doutrinas e rituais que afastaram as pessoas dos verdadeiros ensinos de Jesus. Mas não importa, pois todos têm a liberdade de desenvolver suas crenças do jeito que achar melhor. Todavia, nós também temos a liberdade de poder pregar aquilo que Jesus realmente ensinou.  

Continue conosco e conheça as mensagens descomplicadas e libertadoras do homem simples da Galiléia. Depois faça a sua escolha e siga o seu caminho.

Autor: Maralvestos Tovesmar. Este texto está disponível nos termos da licença CC BY-NC-ND. Pode ser copiado e distribuído, informando o autor e o link seguinte, mas não pode ser modificado e nem comercializado. Data: 2013. Veja outras mensagens em http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br