As religiões

Livres dos Fardos Religiosos

 

 

clip_image002[6]

Imagem: O caminho do bem. Data: Julho/2012. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA. 

Introdução

 

Antes de tudo, para entender as diversas mensagens que apresentaremos, é necessário conhecer um pouco sobre as religiões. Vamos falar sobre as principais denominações religiosas antigas e contemporâneas, mostrando, se possível, a época e o local onde cada uma foi criada. Veremos também quem foi o idealizador de cada uma.

 

O que é religião?

 

Um homem foi por uma estrada que atravessa uma grande selva. Certo lugar, parou o carro, desceu e saiu da rodovia passeando entre os grandes arvoredos, encantado com a paisagem. Desatento, acabou se afastando demais e ficou perdido.

 

O dia foi declinando. A paisagem sombria e úmida foi ficando ainda mais escura. O medo aumentou. Uivos arrepiantes ecoaram entre os galhos turvos das altas árvores. O manto noturno chegou tragando o resto de luz. Ele queria voltar. Ele tinha necessidade de estar de novo na estrada, onde era possível enxergar melhor, onde podia seguir em frente com a certeza de poder chegar num lugar seguro.  Não suportava mais a agonia de estar embrenhado numa selva tenebrosa.

 

A palavra religião, tradução da palavra latina religio, segundo algumas pessoas, derivou-se de outra palavra latina, religare, que quer dizer religar ou ligar novamente. [1].

 

Todo nós temos necessidades religiosas. O ser humano nasceu para seguir o caminho do bem, da vida harmoniosa, eterna e feliz. O seu alvo é a glória suprema. Mas muitas vezes, como aquele homem, saímos da estrada e ficamos perdidos. Perdemos o foco da luz suprema, ficamos sem a energia sobrenatural e corremos o risco de ficar perdidos na escuridão da vida. Por isso precisamos voltar sempre para a estrada e ligar novamente a nossa vida na energia superior. A religião é a procura de meios para retornar ao caminho do bem e de religar-se no poder supremo. Erramos sempre e sempre precisamos retornar para o rumo certo. 

 

É difícil saber exatamente o número de religiões criadas ao longo da história. Essa necessidade espiritual existente em cada pessoa fez surgir, pelo mundo afora, desde a Antiguidade, milhares de religiões. [2], [3]. Muitos registros históricos, antropológicos e sociológicos mostram a religiosidade das diversas civilizações antigas e contemporâneas.

 

Fundadores (idealizadores) das religiões

 

Muitas crenças e rituais surgirem pouco a pouco, entre os povos e não têm um autor definido. Mas algumas pessoas resolveram organizar algumas crenças e rituais, desenvolvendo um corpo doutrinário, fazendo surgir, assim, várias religiões organizadas. Akhenaton, Moisés, Zoroastro, Lao-Tsé, Confúcio, Siddhartha Gautama, Jesus, Mohamed, Martinho Lutero, João Calvino, Allan Kardec, Bahá'u'lláh, dentre outros foram fundadores de religião. [4]

 

Principais elementos religiosos

 

Desde os tempos primitivos, as pessoas desenvolveram e preservaram diversos elementos religiosos como: histórias fantásticas, crenças, doutrinas, preceitos, rituais de passagem, rituais de purificação, rituais de expiação, rituais de proteção, templos, sacerdotes, etc.

 

Onde surgiram as primeiras religiões do mundo?

 

Observando o mapa, vemos alguns lugares marcados com uma pinta vermelha, mostrando os locais, onde se desenvolveram as primeiras civilizações e também as primeiras religiões. Que lugares são esses?

 

 

image

Imagem: Primeiras religiões do mundo. Data: Novembro/2012. Autor: Maralvestos. Derivada da obra de STyx. Licença domínio público.

 

 

·        Na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica o Iraque;

·        No Egito, no vale do rio Nilo;

·        Na terra de Canaã, no vale do rio Jordão e na costa do mar Mediterrâneo, também conhecida como Palestina;

·        Na Pérsia, onde fica o Irã;

·        Na antiga Índia, no vale do rio Indo, onde está o Paquistão;

·        Na antiga China, no vale do rio Huang He (rio Amarelo);

·        No Japão;

·        Na antiga Grécia, na península Balcânica;

·        Na península Itálica;

·        No norte da Europa;

·        Na América Central, principalmente na região do México;

·        Na América do Sul, na região dos Andes. [5], [6].

 

Além desses lugares, ainda temos as religiões dos nativos africanos, dos nativos norte-americanos, dos índios brasileiros, dos povos do pacífico, dos celtas e dos eslavos na Europa, além de outros. Estudando temas religiosos, sempre deparamos com elementos religiosos originados nesses lugares.

 

O surgimento das religiões ao longo da história

 

Dentre as milhares de religiões surgidas pelo mundo, apresentaremos, a seguir, mais de 150 grupos religiosos, incluindo as maiores religiões e algumas igrejas que se destacaram na história. Vamos dividir tudo em vários períodos:

 

·       Primeiro período. Acima do século X a. C. (antes de Cristo);

·       Segundo período. Do século IX a.C. ao século I a.C. (a.C.);

·       Terceiro período. Do século I ao século X;

·       Quarto período. Do século XI ao século XV;

·       Quinto período. Do século XVI ao século XVII;

·       Sexto período. Do século XVIII ao século XIX;

·       Sétimo período. Do século XX ao século XXI.

 

Continuaremos no próximo post.

 

Autor: Maralvestos Tovesmar. Este texto está disponível nos termos da licença CC BY-NC-ND. Pode ser copiado e distribuído, informando o autor e o link seguinte, mas não pode ser modificado e nem comercializado. Data: 2013. Veja outras mensagens em http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br